O CAOS CAUSADO PELO EFEITO BORBOLETA

Quando estamos falando em metáforas, em teorias, existem pessoas que acreditam e as que não. Porém quando algo nos diz que um bater de asas de uma borboleta é capaz de causar um caos até no local mais afastado que tiver, é melhor nos cuidarmos.

O efeito borboleta é uma metáfora, fazendo parte da teoria do caos, é como dizer que algo simples e delicado como o bater de asas de uma borboleta é capaz de mudar o curso natural das coisas. E podemos acreditar que esse bater de asas pode ser mais forte do que parece. É como assistir ao filme e ver que o futuro sempre é modificado quando algo do passado acontece diferente, é como dizer que o que estou escrevendo agora possa ter uma mudança na vida de alguém, ou na minha própria.

Uma das coisas que percebo são pessoas agindo de uma forma sem se preocupar, sem acreditarem nas consequências, sem terem medo delas. E isso vai da crença de cada um, do que cada um quer para sua vida. Como um toque indesejado afeta sua vítima em diversos fatores, e quando falamos do seu agressor? O que acontece com ele? O que deveria acontecer com ele? E o que vai acontecer se decidirmos contar para alguém? Se acreditarmos nesse caos, toda ação deve ter uma reação, em muitos casos é difícil nós conseguirmos forças para causar isso, mas quando temos o poder, quando conseguirmos descobrir que nós temos a força, nós podemos transformar nossos futuros, nós podemos tentar mudar o percurso da nossa vida, não temos o controle de tudo, e nunca teremos, existem forças muito mais poderosas que as nossas, mas algumas nunca irão falhar.

Cuidem da natureza, cuidem das pessoas, dos animais. O mundo gira, de uma forma que foge ao nosso controle, nós podemos escolher o que queremos para a nossa vida, eu estou aqui escrevendo porque passei por muita coisa, e cheguei até aqui, hoje eu quero escrever, quero estar aqui. Algumas coisas fogem do nosso poder, e em muitos casos isso inclui outro fator, uma tragédia, um acidente, algo causado por outra pessoa.

Se pensarmos que toda ação tem uma reação, deveríamos ter mais cuidado com o que fazemos, em todos os sentidos, se machucarmos uma pessoa, se não cuidarmos da natureza, qual será nosso fim? Qual será o resultado desse caos? E porque deveríamos nos preocupar? Porque as coisas podem mudar, esse caos pode ser maior do que imaginamos, e se eu decidir contar tudo o que me passou? Tudo o que me fizeram? O caos será grande, em partes será para mim também.

Eu gostaria de salvar o mundo, infelizmente eu não consigo sozinha, eu gostaria de encontrar pessoas que pensam assim. Eu acredito que se juntarmos as forças do nosso bater de asas, poderíamos causar um efeito que mudaria o percurso de tudo, que poderia transformar as coisas como são, salvar animais, salvar pessoas, crianças, mulheres. A natureza tem uma força capaz de nos salvar ou nos destruir. E se a nossa sina for pegar cada ser, cada borboleta, cada folha, cada fruta, salvá-los e nos salvar também? Unirmos todas as nossas forças e sermos capazes de coisas grandiosas, de mudarmos todo o percurso da terra e das nossas espécies?

Sei que nossa força pode ser maior do que acreditamos, quando unidas, e espero que quando formos bater nossas asas, que seja para ajudar, para salvar, para fazer o bem para algo ou para alguém, e que essa seja a nossa sina, e que possamos aproveitá-la.


Amanda Andrade é estudante de turismo e de administração. Amante da arte e da literatura, planeja ir mais a fundo nessa área e publicar alguns projetos.


Deixe uma resposta