[EXPOSIÇÃO VIRTUAL] ANIMAIS

O conjunto de desenhos apresentados traz como principal sujeito os animais. Ilustrei-os em diferentes suportes, tais como a gravura em metal, caneta nanquim e grafite. Suas representações originam-se do meu gosto pessoal e de minha vivência próxima a eles. Apesar das diferentes técnicas, estes trabalhos buscam  estudos em comum na  área do desenho : trabalhei composição, diferentes formatos, hachuras, espaços negativos, entre outros pontos  que considero importantes em minhas criações. Junto a esse objetivo, procurei em alguns casos a interação do animal com figuras humanas, como a ilustração da Garota Coruja e do Easter Vibes. Em outras, no caso das gravuras em metal, foi feita uma série buscando o estudo das técnicas de água tinta e água forte durante minha graduação na Escola de Belas Artes.

O principal nome que me acompanhou nos primeiros anos de meus estudos de animais,  foi o expressionista alemão Franz Marc, que também se aventurou no abstracionismo em suas composições. O uso de hachuras vem de minhas pesquisas no campo da gravura, através de artistas como Michael Goro, Rembrant, Goya, Anders Zorn, etc. Somo a estas referências o ilustrador Sergio Toppi, que me introduziu ao mundo da caneta e aos desenhos que faço de observação.


Eduardo Lacerda é formado em Gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ e atua na área de ilustração e ensino de desenho.


Um comentário sobre “[EXPOSIÇÃO VIRTUAL] ANIMAIS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s